Observatório da Diversidade Socioagroambiental na Amazônia - Em Elaboração
O que é o Observatório?
Somos o Observatório da Diversidade Socioagroambiental da Amazônia (ODSA), um instrumento político e educativo que fornece subsídio para a tomada de decisão do estado e da sociedade por meio do compartilhamento de informações qualificadas para o planejamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas e análises territoriais.
O Observatório é uma plataforma interativa e multimídia, que integra artigos científicos, vídeos, imagens, mapas, relatórios de pesquisa, jogos, cartilhas, fichas agroecológicas, notícias entre outros materiais relacionados ao universo do uso dos recursos naturais seja no campo, nas ilhas ou nas cidades.
O observatório tem um espaço destinado a participação da sociedade onde qualquer pessoas pode compartilhar conteúdo, saberes, inovações e eventos acerca da temática do projeto. (Clique aqui)
Outro espaço inportante é que o banco de informações com os nomes, área de atuação, localização e contato de pesquisadores, movimentos sociais e instituições públicas relacionados à temática. (Clique aqui)
Fique a vontade para navegar nesse espaço que foi criado para você!
Práticas agroecológicas da Região Metropolitana de Belém
Agricultores do Grupo de Consumo Responsável - GRUCA
O que é o GRUCA
O GRUCA é um grupo de consumo responsável de alimentos agroecológicos, funciona desde novembro de 2014 buscando a autogestão, relações horizontais entre os atores e utiliza as premissas da economia solidária. Outro aspecto importante é a reflexão dos membros sobre toda a cadeia produtiva de alimentos agroecológicos, baseados no preço justo, livres de venenos e injustiças socioambientais.
Atualmente, o GRUCA está articulado com o Iacitatá (Ponto de cultura alimentar). A compra coletiva é realizada semanalmente através do site (paneiro.cestaagroecologica.com.br) que apresenta aos consumidores mais de 100 opções de produtos como arroz, açúcar, frutas, legumes, verduras e alimentos prontos como bolos, pães e doces.
Os laços estabelecidos no grupo de consumo são marcados por processos de reciprocidade entre a rede de produtores, consumidores e os interlocutores.
A partir deste contexto, observa-se que a forma de troca no grupo é diferente da troca de mercado, em outras palavras, o valor atribuído ao processo de consumo perpassam por valores simbólicos não mensuráveis e isso é resultante de uma longa história de acumulação de experiências e aprendizagem coletiva.
A experiência do GRUCA rompe com a relação produção e consumo, vai além, ao estabelecer processos educacionais e de conscientização relacionados ao respeito ao tempo e estruturas dos produtores e produtoras, do respeito à sazonalidade e diversidade dos alimentos, do apoio à luta pela reforma agrária entre outras premissas que colaboram para o alcance da sustentabilidade.
Mapa de localização dos Agricultores do GRUCA
Clique na plantinha para conhecer a forma de produção e a diversidade de alimentos cultivados pelo agricultor(a)