Projetos de pesquisa

Inovação Sociotécnica em Sistemas Agroalimentares do Baixo Tocantins - PA.
O projeto privilegia a construção de Teias de Inovação Agroecológica e o Desenvolvimento de Sistemas Agroalimentares a partir do estudo de experiências promissoras e intercâmbios entre os agricultores familiares. A formação de agentes de intervenção social (AGIS) visando o desenvolvimento de sistemas de produção agroecológicos e a inserção da produção no mercado baseada em circuitos curtos de comercialização é o grande desafio, além do estímulo à da segurança alimentar e nutricional a partir da produção orgânica e agroecológica. O projeto leva em conta a formação dos filhos dos agricultores com base no paradigma da agroecologia e a participação das mulheres na construção de tecnologias apropriadas para a agricultura familiar.
Coordenador: Aquiles Simões
Email: moinaiu@gmail.com
Período: 2017-2025
DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E SERVIÇOS FITOTERÁPICOS NO ÂMBITO DE POLÍTICAS PÚBLICAS, COM ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR

O uso e aproveitamento de plantas medicinais e fitoterápicos pode se configurar numa importante estratégia para o enfrentamento das desigualdades regionais existente no Brasil, podendo promover a necessária oportunidade de inserção socioeconômica de populações, de territórios, caracterizados pelo baixo dinamismo econômicos e indicadores sociais precários como a Amazônia.
Em termos gerais o projeto visa contribuir para a implementação da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, de forma articulada e inovadora a fim de promover o desenvolvimento de produtos e serviços fitoterápicos no âmbito de políticas públicas.
Coordenador: Wagner Barbosa
Email: barbosa@ufpa.br
Período: 2022-2024
Projetos finalizados
O presente projeto pretende recuperar e sistematizar o conhecimento relativo às lutas dos atingidos pela Hidrelétrica de Tucuruí, no estado do Pará, dando ênfase às condições comparativas das mobilizações entre o contexto autoritário em que as primeiras ações de deslocamento compulsório foram realizadas e o período aberto pela redemocratização do país. Pretende-se assim recuperar a memória que não pôde ser devidamente registrada pelas pesquisas até aqui desenvolvidas no campo das Ciências Sociais Aplicadas em razão da vigência da ditadura civil-militar, que limitou a circulação de informação no período mais crítico da construção da obra, no que diz respeito aos impactos sobre a estabilidade das condições de vida das populações atingidas. Serão assim levantados os respectivos repertórios de ação do movimento de atingidos antes do ano de 1985 e posteriores à instalação, quando foram restabelecidas formalmente as liberdades democráticas no país.
Coordenadora: Sonia Magalhães
Email: smag@ufpa.br
Período: 2017-2020
As lutas dos atingidos pela usina hidrelétrica de Tucuruí – das primeiras mobilizações em contexto autoritário às condições de mobilização subsequentes à redemocratização do país
